top of page

QUAL É A RAZÃO DE TUDO ISTO?
 

Sinceramente, não está fácil lidar com este momento tão complicado no mundo inteiro. No Brasil, ainda pior! No dia a dia, uma aflição insiste em permanecer em nosso coração, por mais que tenhamos vontade de continuar lutando.

 

Tempos muito difíceis! Acredito que jamais vivenciados na história recente.

Incertezas, medo, ignorância, rivalidade, ódio, perseguição e instabilidade sendo despejados às toneladas por todos os cantos… E a esperança tenta se agarrar a alguma parte de nós que ainda resiste e crê que tudo ficará bem. Mas quando?

 

O que vejo é uma Pátria partida, machucada, sangrando, e gladiadores verbais fazendo shows diários, nutrindo a desunião, o desrespeito e o medo, criando uma teia perigosa e venenosa.

 

Há demonstrações de afeto e de empatia, há ajuda aos que necessitam, mas são apenas momentos que se esvaem. Parece que tudo o que foi feito é esquecido rapidamente. Seria maravilhoso se esse sentimento pudesse se enraizar em todos e permanecer, nos fortalecendo, e os atos de cidadania fossem espalhados ao redor do mundo — o pensar no outro. Por exemplo: o que é melhor para todos, e não o que é melhor para mim. Respeitar o espaço coletivo!

 

A impressão que fica é que por mais que tentemos nada adianta. Uma névoa continua a esconder e abafar a coragem, plantar o desânimo e nutrir o descaso.

 

O ponto não é só a desigualdade social — essa sempre existiu, e seria utopia acreditar que algum dia será extinta. A sensação é de que há um sentimento hostil penetrando pelo ar que respiramos, atormentando o bom senso e a serenidade.

 

No Brasil, é pior. A corrupção está enraizada e dificulta a disseminação da verdade e de ações efetivas para a população.

 

Parece que não estamos aprendendo uma lição importante que este momento da vida tenta nos mostrar. O errado virou certo! Está tudo de ponta-cabeça, e o caminho à frente ainda é incerto.

 

Afinal, qual é a razão de tudo isso?

Copyright © 2025 - Todos os Direitos Reservados à Marcela Re Ribeiro - Reprodução Proibida

bottom of page